Marisa Poyares

Marisa Poyares, vencedora do prêmio TOP 100 SEBRAE DE ARTESANATO, 3ª edição.

Nascida em São Paulo, Marisa mudou-se para o Rio de Janeiro quando casou, formando sua família e atuando como pintora entre as décadas de 70 e 80.

 

Inicialmente unindo cores e formas, quase sempre curvas, até que um dia foi desafiada, pelo crítico de arte Walmir Ayala, a tirar das linhas retas a mesma poesia que tirava das linhas curvas.

 

Participou de diversos Salões  Oficiais como Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR e principalmente no Rio de Janeiro, estando presente durante 5 anos no Salão Nacional de Arte Moderna, sempre com algum destaque.

Após cursar a faculdade de Museologia por 4 anos, foi contratada pelo IPHAN a participar do Programa Nacional de Museus e posteriormente veio a trabalhar no Museu Histórico Nacional.

 

Passados 15 anos, agora aposentada, Marisa se mudou para Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, onde morou em um sítio por 10 anos, na localidade de Três Picos. Por lá se dedicou a nova experiência, a Cerâmica Artesanal de Alta Temperatura, também conhecida como a "Arte do Fogo".

Com inspiração no minimalismo, entre linhas puras e curvas plenas, estão no seu trabalho: peças refratárias, decorativas e utilitários. Únicas em suas formas, texturas e cores, são produzidas artesanalmente com processo de duas queimas em forno elétrico com elevada temperatura.

 

 

A artista plástica atualmente participa de feiras, eventos, exposições coletivas e individuais. Faz parte ainda do grupo de Ceramistas de Nova Friburgo e seu trabalho pode ser conferido em diversos locais da cidade e ainda em seu próprio atelier.

Agende uma visita e confira de perto a Arte de Marisa Poyares.